O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) anulou na última quinta-feira (20) a sentença que concedia os direitos de controle da Eldorado Celulose à multinacional Paper Excellence.
Dessa forma, volta a valer o parecer de 2021 do TJ-SP que suspendia a arbitragem até o julgamento final da ação da J&F Investimentos, atual controladora da Eldorado Celulose.
Agora o caso volta para a primeira instância o que deve prolongar a disputa arbitral entre as empresas que começou em 2017, quando a Paper Excellence iniciou o processo de compra da Eldorado Celulose.
A Paper Excellence havia fechado acordo pela compra da companhia por R$ 15 bilhões. Mas após a negociação de 49,41% das ações de forma imediata, o resto das ações não foi transferido e o fechamento do acordo nunca foi concluído.
Além do julgamento no TCU, a questão está sob disputa judicial e o julgamento no TJ-SP está paralisado a pedido do ministro Mauro Campbell Marques do Supremo Tribunal de Justiça (STJ).
A Eldorado é um dos maiores players de celulose do Brasil e caso a venda para a Paper Excellence seja concretizada formaria uma das maiores exportadores da commoditie em todo mundo.