Florestas Tchê reúne grande público e tem expectativa para nova edição

Florestas Tchê reúne grande público e tem expectativa para nova edição

Aconteceu nos dias 20 e 21 de março o Florestas Tchê, um dos eventos mais aguardados da indústria dos segmentos de árvores cultivadas e da madeira no Rio Grande do Sul.

Após o adiamento em 2024 devido às enchentes que impactaram diversas regiões do estado, o evento teve mais de 250 participantes reunidos na nova sede da Fecomércio-RS, em Porto Alegre. O sucesso do encontro já faz os organizadores projetarem uma nova edição para provavelmente daqui a dois anos.

Importantes lideranças do setor florestal gaúcho, autoridades e representantes de empresas do estado, além de todo Brasil e até do exterior promoveram dois dias intensos de muito conteúdo, networking e debates estratégicos.

A programação, em formato de painéis e mesas redondas, reuniu palestrantes de diferentes esferas, mas todas interligadas e conectadas com a indústria florestal. Entre os patrocinadores do Florestas Tchê estavam empresas como Cmpc, Tanac, ArborGen, Komatsu e Timber.

Após abertura com discurso dos representantes das três entidades, o presidente da Ageflor, Daniel Chies, apresentou um overview com os principais dados sobre área plantada no RS, além de aspectos sociais, econômicos e ambientais. Esse números podem ser baixados neste link.

Os dados constam no relatório apresentado pela Ageflor no evento. A publicação produzida com apoio da RDK Logs foi distribuída aos participantes e será também entregue aos associados, autoridades, entidades e será levada nos próximos eventos que a Associação participar.

Na sequência, Chies mediou as demais apresentações do “Conhecendo o potencial florestal do RS”. Fábio Avancini Rodrigues, Diretor e Vice-Presidente da Farsul, trouxe dados de infraestrutura e potencial logístico de transporte no Estado, com destaque ao potencial hidroviário. Euclides Longhi, presidente da Movergs, trouxe dados do setor moveleiro gaúcho. Por fim Vaider Foletto, Gerente Florestal de MG/RS da Dexco abordou exemplo de boas práticas para estimular o fomento florestal.

No segundo programa da tarde de quinta, Leonardo De Zorzi, diretor da Global Prime e presidente do Sindimadeira-RS mediou uma mesa-redonda com Fernanda Salomão Hackbart, CEO da Connexion Export, Ruter Disarz, CEO da RDK Logs Gestão Florestal, Ruy Augusto da Silveira Neto, Economista da Farsul e Anderson Trautman Cardoso, sócio na Souto Correa Advogados. O primeiro dia terminou com um coquetel acompanhado de música gaúcha, com Carlos Magrão no palco trazendo a apresentação “O Melhor Show da Minha Vida”.

A programação da sexta-feira abriu com o “O mercado florestal e suas perspectivas de inovação”, tendo a moderação de Junior Haas, Diretor da Haas Madeiras. Antonio Lacerda, Diretor-Geral da CMPC no Brasil, abordando os desafios da indústria de celulose no RS e apresentando o Projeto Natureza, nova planta prevista para Barra do Ribeiro. Já o Diretor de Operações da Tanac, Luciano Valcarenghi, falou sobre inovações com tanino da casca de acácia-negra, cada vez mais expandindo possibilidades de aplicação, além do tradicional curtimento do couro.

Após, Fernando Estivallet Júnior, da Arpel Consultoria e Projetos, abordou o mercado de energias renováveis de base florestal, falando de cavaco e pellets. Outro mercado apresentado foi o de “Pine Chemicals”, com o consultor Ricardo Lacerda Soares, falando sobre a resina de pinus, breu e terebintina no Brasil e no mundo.

O evento terminou com uma mesa redonda sobre estratégias políticas para potencializar o setor. Diogo Bier, Diretor e Coordenador do Conselho de Articulação Parlamentar (Coap) da Fiergs, conduziu a conversa que teve a presença do Deputado Estadual do Rio Grande do Sul e Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Silvicultura, Carlos Búrigo, da Secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS, Marjorie Kauffmann, do Secretário Adjunto da Agricultura, Márcio Madalena, e do Secretário Executivo de Desburocratização e Empreendedorismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Diogo Leuck.

Compartilhe:
Forest News

Forest News

A Forest Digital nasceu para ser a maior e mais completa plataforma digital de negócios e notícias do setor florestal, sendo a melhor opção para trabalhar a presença digital da sua empresa.