Promovido pela Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o Projeto Setorial Brazilian Furniture encerra mais um ciclo com resultados expressivos à indústria de móveis brasileira.
Por meio de 31 ações internacionais realizadas ao longo de 2023 e 2024, o projeto gerou aproximadamente US$ 367 milhões em negócios fechados e prospectados em 4.118 rodadas entre empresas brasileiras e compradores internacionais.
Entre os principais resultados alcançados em 2023 e 2024 estão:
- US$ 366.986.440,00 em negócios prospectados e fechados nas ações internacionais;
- 4.118 rodadas de negócios, envolvendo 56 países nas ações;
- 21.137 contatos comerciais realizados, dos quais 61,7% foram novos contatos;
- Participação de 558 empresas brasileiras e 231 compradores internacionais.
Tais ações incluíram a participação em grandes Feiras Internacionais, Missões Comerciais e o Projeto Comprador, que além de trazerem importadores qualificados para conhecerem o mercado brasileiro, também abriram as portas de mercados estrangeiros para empresas nacionais.
Além disso, iniciativas como o Projeto Imagem deram visibilidade aos produtos brasileiros, colocando nossas marcas, identidade e ações em pauta nos principais veículos do setor no mundo, reforçando o posicionamento do Brasil como um player de relevância em termos de indústria e design no mercado global.
Entre 2023 e 2024, as empresas participantes do Brazilian Furniture conquistaram um avanço de 8,2% em termos de posicionamento internacional, acima da média nacional de 3,2% e muito além da média conservadora global de -3,73%. Segundo o CSIL (Centro de Estudos Industriais), no ano ado o comércio internacional de mobiliário experimentou queda de 9% em dólares correntes, sem contar a inflação.