São Paulo registra aumento de 5% na área cultivada desde 2021

São Paulo registra aumento de 5% na área cultivada desde 2021

São Paulo é um dos principais estados brasileiros com plantios florestais comerciais. As bases dessa cadeia produtiva são majoritariamente compostas por plantações de eucalipto e pinus, mas também incluem cultivos comerciais de seringueira, teca, araucária e acácia.

As florestas plantadas ocupam 1,28 milhão de hectares do território paulista, correspondendo a 13% dos plantios brasileiros. Nos últimos 3 anos, registrou-se um aumento de 5% na área cultivada, resultado de constantes investimentos em expansões e construção de novas fábricas.

As plantações de eucalipto predominam nas regiões Centro-Oeste, Sudoeste e Central do estado. O pinus é mais comum na Região Sudoeste. Já a seringueira concentra-se principalmente no Noroeste do estado.

As florestas plantadas compõem um setor essencial da cadeia produtiva da economia brasileira, que concilia o desenvolvimento econômico com a melhoria da qualidade ambiental e o bem-estar social.

Além do fornecimento de matéria-prima para as indústrias de base florestal, as árvores cultivadas contribuem na captação de carbono da atmosfera e regulação climática, na preservação de vegetação nativa, na proteção de recursos hídricos, na recuperação de solos degradados e na manutenção da biodiversidade.

O setor impulsiona a economia, promovendo oportunidades de emprego, geração de renda e investimentos em comunidades locais e regionais.

Os dados sobre a base florestal de São Paulo estão presentes no Panorama da Silvicultura Paulista 2024, documento produzido pela Florestar São Paulo. O desse mapeamento pode ser feito de forma gratuita neste link.

Compartilhe:
Forest News

Forest News

A Forest Digital nasceu para ser a maior e mais completa plataforma digital de negócios e notícias do setor florestal, sendo a melhor opção para trabalhar a presença digital da sua empresa.